A AFACIDASE tem em marcha a criação da nova resposta social de Lar Residencial para Pessoas com Deficiência no concelho de Manteigas.
Este projeto apresenta-se premente pela enorme necessidade tanto para as pessoas com deficiência como para as suas famílias.
Por um lado, o maior medo das famílias é deixar o seu familiar com deficiência sozinho, sem qualquer tipo de suporte após a sua morte, por outro, as pessoas com deficiência têm uma forte ligação “à sua terra”, não vendo a possibilidade de sair para procurar respostas noutros locais.
A vontade de criar uma resposta social de Lar Residencial nasce de uma união de fatores que trará benefícios em primeiro lugar para as pessoas com deficiência e suas famílias por razões óbvias e, numa segunda instância, para a comunidade manteiguense, criando novos postos de trabalho.
O objetivo da AFACIDASE é criar um Lar Residencial no Edifício do Beiral, onde atualmente está sediado o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (sem prejuízo para o mesmo), sendo que neste momento terão de ser realizadas obras de adaptação, tendo em vista a criação de todos os espaços necessários para esta nova resposta.
Em Manteigas e nas zonas limítrofes não existe resposta para o público que a AFACIDASE apoia, os lares mais próximos encontram-se a 45 km (Guarda ou Covilhã).
O projeto para iniciar a resposta já foi aprovado pelas autoridades competentes e encontra-se a aguardar co-financiamento pelo programa PARES 3.0.