A AFACIDASE tem trabalhado sempre para a promoção de uma maior qualidade de vida da pessoa com deficiência e concomitantemente para a o bem – estar das suas famílias e da comunidade.A obra, muito sonhada, não termina pelo esforço daqueles que acreditam na igualdade, na integração das pessoas com deficiência, na inclusão no ensino de crianças com necessidades especiais, num mundo melhor que reconhece a mais-valia da diferença.
Muito ainda há a fazer, principalmente na mudança de mentalidade em relação à deficiência. As pessoas com deficiência, por mais necessidades que tenham, têm sentimentos e querem decidir o rumo da sua vida. Contudo, como todo o ser humano é necessário apresentar todas as opções que lhe estão disponíveis, a informação e experiência permitem que cada um faça a sua escolha e melhore a sua qualidade de vida.
Pode-se considerar que a pessoa com deficiência, que no caso de Manteigas, vêm na maioria de famílias com dificuldades a níveis sociais, culturais e económicos, ficarão felizes com qualquer apoio que lhes seja apresentado. No entanto, verificamos que o total desconhecimento dos seus direitos é que faz com que eles aceitem as condições a que são expostos, a partir do momento em que lhes é dada oportunidade de refletir sobre o seu bem-estar e desejos, verificam que pretendem outro tipo de oportunidades.
Tendo estas expectativas em mente, e querendo a AFACIDASE dar resposta ao maior número de pessoas com deficiência do concelho, tornou-se fundamental pensar num alargamento de respostas tendo em conta as diferentes necessidades do público – alvo da instituição. Assim, os projetos e atividades expostos no plano que se segue terão como pano de fundo o desenvolvimento das potencialidades dos jovens que frequentam a instituição, a aplicação do sistema de gestão de qualidade, a criação de novas respostas que respondam às necessidades do concelho e ainda a sensibilização da comunidade, de entidades do concelho e distritais para a inclusão da pessoa com deficiência.